quinta-feira, 16 de abril de 2009

Annie Leibovitz












A Fotógrafa das Celebridades

Seria impossível escrever sobre a história da fotografia contemporânea sem mencionar o nome de Annie Leibovitz. A sua celebridade foi alcançada com a famosa fotografia de John Lennon enroscado na sua mulher Yoko Ono, completamente nus, tirada algumas horas antes do assassinato do cantor. A esta foto seguiram-se os retratos de personagens famosas como Patti Smith, Miles Davis, Jodie Foster, Pelé e tantos outros, que vieram formar uma verdadeira constelação de estrelas no “portfolio” da carreira de Annie.

Annie Leibovitz nasceu em Westport, Connecticut, em 1949. Passou a infância em diferentes estados dos E.U.A. Foi durante a adolescência que teve o primeiro encontro com a fotografia através dos álbuns dos retratos da sua família. Os seus primeiros inspiradores, entre os fotógrafos proeminentes, foram Henri-Cartier Bresson e Robert Frank. Em 1970, Annie iniciou os estudos de pintura e fotografia no San Francisco Art Institute. Nesse mesmo ano, enviou um “portfolio” ao director de arte da revista Rolling Stone, Robert Ingsbury, onde obteve o melhor resultado. Jann Wenner, editor da revista, levou a jovem fotógrafa consigo para Nova Iorque, com o encargo de fotografar John Lennon durante a entrevista que ele próprio ia realizar. Ao fim de um mês, os retratos do ex-Beatle foram publicados na capa da Rolling Stone.

Annie Leibovitz, tornou-se famosa pelas suas fotos, polémicas, de celebridades, tais como John Lennon e Yoko Ono nus e de Demi Moore grávida e nua. No entanto, outro grande sucesso surgiu através da sua participação, em 1970, num movimento pacifista, quando fotografou o poeta Alan Ginsberg a fumar haxixe. A revista Rolling Stone obteve imenso êxito com esta imagem, levando a sua direcção a escolhê-la para fotografar John Lennon. Este ex-Beatle também foi o grande responsável pela mudança de estilo da fotógrafa. Em 1990, “Annie Leibovitz Studio” foi o passo, em Nova Iorque, da sua independência.

As Fotografias de Annie Leibovitz

Annie Leibovitz desenvolveu técnicas, inéditas, até então ainda inexploradas pelos seus colegas. Acerca  disso, afirmou o seguinte: “Quando estava na Rolling Stone, tentava adaptar-me à filosofia da revista, comecei então a desenvolver o meu trabalho com uma iluminação mais elaborada. Nos meus retratos, usei luzes fortes sem me importar se fosse um ambiente exterior ou interior. Comecei a misturar luzes artificiais com luzes naturais, um efeito que vejo muito nas revistas”. Isso, devia-se ao facto de Annie não dispor, geralmente, de muito tempo para conhecer a personagem que retratava.           

Annie Leibovitz, actualmente considerada a fotógrafa americana das estrelas, prepara as sessões fotográficas de forma muito meticulosa e, normalmente, consulta os seus modelos com vários dias de antecedência à data acordada para os retratos. É através da interacção intensa e pessoal com os personagens que a fotógrafa consegue obter as poses desejadas e muitas vezes divertidas e humorísticas. “Quando digo que quero tirar uma fotografia a alguém, quer dizer que desejo realmente conhecer essa pessoa.”            

A fotografia é a arte da visão, por isso, deve ser muito bem estudada para que se possa sempre captar aquele momento, aquele simples segundo ainda que mostrando sempre a real beleza do fotografado. A essência do trabalho de Annie, em produzir fotografias muito reveladoras, embora reais, sem aquele toque super elaborado dos padrões Hollywoodianos, traduz o olho de uma artista única, que diz: “sempre que se fotografa, aprende-se alguma coisa” - uma lição que deve ser seguida para a garantia de um trabalho sério e extraordinário.           

Em conclusão, a obra de Annie Leibovitz, já faz parte da cultura universal.

Sem comentários:

Enviar um comentário