sexta-feira, 10 de abril de 2009

A Arte, Ser ou não Ser.






A arte de rua, o Grafittis, o seu objectivo genuíno é vandalizar.? Será Arte? Será mudança, revolução? Ou somente o devaneio de uma geração? Perdurará? Ou irá desvanecer-se à medida que os edifícios desmoronam e desaparecem no meio do aparente caos urbano?

Arte, no seu significado mais abrangente, é a expressão da criatividade, imaginação, ou a combinação de ambas. Ao longo da história da humanidade, várias restrições foram aplicadas a este conceito. A academia partilhou noções vagas, indicadores, tendências sobre este tema. Ao longo dos anos, passados e vindouros, perdurarão diversas discussões sobre o que deve, ou não, ser considerado Arte, Artes e Belas Artes.

A Arte não é beleza. Há, todavia, um conjunto muito grande de coisas que nos rodeiam, sejam naturais ou construídas, que possuem qualidades estéticas: um automóvel, uma roupa, um grafitti, uma pintura, um edifício... E possuem qualidades estéticas precisamente porque mexem com a nossa sensibilidade. Gostamos delas ou não mas isso não faz delas necessariamente Arte.

A Arte pode ou deve incluir-se neste grupo de coisas porque à partida não nos deixa indiferentes. Podemos achar feia uma obra de Arte que isso não vai contra a sua natureza. Daqui se torna claro que o que distingue a Arte de um mero objecto estético é a intenção com que é feita, o "Porquê” da sua existência. E seja qual for esse porquê terá sempre a ver com a autenticidade do seu autor consigo próprio e com os seus sentimentos para com o mundo e para com as pessoas que o rodeiam.

..............................................................AQUI.

A arte tem um função importante nos períodos revolucionários e de mudança. A sua compreensão exige um empenho que vai além do próprio período. Um esforço que necessita olhar para o momento anterior, percebendo quais as continuidades e as dissonâncias que se colocam entre a antiga ordem que se finda e a nova que se pretende construir.



2 comentários:

  1. Inacreditável. Só agora vi este vosso post. Passem lá pelo Pafúncio e vão ver o que eu andava a lá pôr ao mesmo tempo. O Pafúncio está na vanguarda!

    Bom post!

    ResponderEliminar
  2. São as energias positivas libertárias a fluir por aí, porque não há coincidências!
    A revolução ou as mudanças a exprimirem-se pela arte.

    ResponderEliminar