quarta-feira, 8 de abril de 2009

Reflexões sobre a Liberdade
















“Não sabendo que era impossível, foi lá e fez”
Jean Coucteau

O Homem e a Mulher são livres e responsáveis por tudo que está à sua volta. Somos responsáveis pelo nosso passado, presente e futuro. Sartre, deu-nos a ideia de liberdade como um destino , “O homem está condenado a ser livre”.
A liberdade dá ao homem o poder e a criatividade de escolha, mas está sujeita às limitações do próprio homem. Esta autonomia de discernimento é limitada pelas capacidades físicas do Ser. As limitações não diminuem a liberdade, pelo contrário, são elas que tornam essa liberdade possível, porque estabelecem os nossos limites de escolha, e impõe um divisa da qual não podemos escapar.
O Homem e a Mulher livre são éticos e estéticos.
Ser livre é tomar nas suas próprias mãos a sua autonomia, as suas escolhas, o seu pensamento. Recusar dogmas, preconceitos, obediências.
Ser livre é acreditar lutar pela Utopia possível, é saber-se cidadão do mundo , ser livre é ser interveniente e comprometido com a liberdade fraterna dos povos , ser livre é viver com a consciência planetária de que o limite da criatividade do seu pensamento livre é o infinito do Universo..

Sem comentários:

Enviar um comentário